domingo, 16 de maio de 2021

ASCENSÃO DO SENHOR - 7ª SEMANA DA PÁSCOA - PENTECOSTES

Jesus Cristo disse aos apóstolos que precisavam do Espírito Santo e que não saíssem de Jerusalém sem O terem recebido. Os apóstolos prepararam com Maria a vinda do Espírito Santo na sala de cima – lá onde tinham celebrado a Ceia Pascal. Nós também precisamos do ES para vida testemunhante. Nós também preparamos a vinda do ES Santo com Maria. Todos nós, em nossa casa, em ambiente de silêncio e interioridade, em oração, com momentos de paragem, em oração todo o dia no trabalho. Todos nós, pessoalmente, a preparar o coração individual, todos nós em família, a preparar o coração familiar, todos nós, em comunidade, a preparar o coração comunitário. Para termos um só coração e uma só alma. Todos unidos num mesmo sentimento, com a presença de Cristo, já sob a ação do Espírito Santo.
As respostas de Pedro a Jesus eram dadas com prontidão e muita espontaneidade. Nem sempre profundamente pensadas. Jesus perguntou Pedro: «amas-me mais do que estes?» deu resposta pronta. Pouco consciente. Jesus perguntou três vezes. Ele achou demais. Mas era para ele tomar consciência daa pergunta e da resposta. O Senhor confiou-lhe o ministério de presidir à Igreja. Pedro deve ser o primeiro na fé, na esperança e no amor, na fidelidade, na unidade, no testemunho. O Senhor também nos pergunta se O amamos. Pq tb precisa de nós para nos confiar o ministério de servir os irmãos, de anunciar, de testemunhar o Evangelho, de construir a vida pessoal, a via familiar e comunitária, de O representar, de O tornar presente e ativo no mundo. Confiou. E nós assumimos. Nós somos fiéis.
Jesus pede ao Pai por aqueles que viriam a acreditar nEle. Assim, Jesus pede ao Pai por mim e por ti. Jesus pede que sejamos um com Ele e com o Pai. Jesus pede que sejamos firmes na unidade. Unidade no nosso ser e na nossa vida pessoal: nada de duplicidade nem de mentira. Unidade que se estende à família e à comunidade: nada de uns contra outros e nada de indiferença. Unidade em toda a dimensão da missão sempre a dar testemunho vivo de Cristo sempre a apresentar evangelho para a vida sempre sob a orientação do Espírito Santo sempre a construir sobre rocha com Cristo sempre com a bênção materna de Maria.
Por vezes pedimos oração uns aos outros. Acreditamos que a nossa oração tem valor. Sem lho pedirmos, Jesus rezou e reza por nós. A sua oração por nós tem todo o valor. Se Ele reza por nós, a sua oração dá paz. Mas ao mesmo tempo traz enorme exigência. O Senhor me faz saber: preciso de ti no mundo. Para comigo seres sempre a luz do mundo. O Senhor me diz: «estarei sempre contigo. Comigo a teu lado, nunca vacilarás. Não tenhas medo de anunciar o Evangelho». Com paz e confiança, eu respondo ao Senhor: «Darei sempre e em toda a parte o melhor de mim orientado pela Palavra que se faz minha palavra alimentado pelo Pão que me dá Vida a toda a vida enriquecido por Teu amor que eu partilho com os irmãos».
Cristo ora em nós pq é a cabeça do corpo do qual nós somos membros. Cristo ora por nós, pq é o Sacerdote, o Mediador, que nos apresenta ao Pai. Cristo é orado por nós, porque é Deus e nós a Ele nos dirigimos com fé e confiança. Cristo ora para nós, para fazer descer do céu a nós a bênção de Deus. Cristo ora por nós na Oração Sacerdotal. Nós temos a certeza da bênção que por Ele nos vem. A Ele nos unimos e com Ele pedimos pelos irmãos. Cristo criou e cria em nós e por nós o ambiente de céu na terra. Por isso o nosso ser e a nossa terra devem ser já um pedaço de céu.
Nenhuma dificuldade natural ou causada por inimigos e perseguidores impediu Paulo de avançar e evangelizar. Quando eu encontro dificuldades na vida não desanimo nem me deixo vencer. Sempre avançarei para viver e evangelizar. E quando sentir o peso da realidade da vida faço oração com o salmo 15: «Tu, Senhor, estás sempre na minha presença, contigo a meu lado não vacilarei». Ou também com o salmo 130: «sempre fico sossegado e tranquilo como criança ao colo da mãe».
Pela Ascensão recordamos e celebramos a passagem de Cristo para a glória do Pai e a nossa passagem para a mesma glória. Na glória com JC está a multidão dos que O seguiram a começar por Maria por José e pelos apóstolos. Nós vivemos ainda na terra. Mas já temos a Vida de Cristo. Celebramos a Eucaristia para termos a Vida com intensidade. E Cristo nos envia a olhar para a terra: para os irmãos e para a vida. Para anunciarmos a Boa Nova a todos e a tudo, para Ele poder dar Vida a toda a vida através de nós.

Sem comentários:

Enviar um comentário